Gorange
LinhaPesquise no Conteúdo
Fechar
Pesquise no conteúdo

Óleo de bergamota para combater o estresse

Data: 03/05/2019

Óleo de bergamota para combater o estresse

Na Aromaterapia, o óleo essencial de Bergamota pode ser usado nos momentos de estresse, já que relaxa e acalma a mente e o coração ansioso. Por auxiliar no entendimento das emoções e dos nossos conflitos internos, essa substância também ameniza os distúrbios de ansiedade. A bergamota é uma fruta cítrica que tem o formato de uma pêra e um aroma muito parecido com o da tangerina: fragrância fresca, verde e refrescante. A essência é extraída da casca do fruto.

Quem sofre de ansiedade: pode pingar algumas gotas do óleo em um pedaço de pano ou lenço e levar na bolsa. Sentir o aroma da substância ajuda a acalmar.

Pessoas muito agitadas: que não conseguem dormir, devem pingar uma gota de bergamota e uma gota de óleo essencial de gerânio no travesseiro, antes de ir para a cama. Outra possibilidade é colocar, no aromatizador elétrico, três gotas de bergamota e de néroli.

Para aumentar a concentração durante o trabalho: use a bergamota junto com o óleo de mentha e laranja amarga.

Bergamota: óleo essencial limpa sentimentos negativos

Como age equilibrando as emoções das pessoas e “limpa” o acúmulo de sentimentos negativos, o óleo essencial de bergamota é considerado um excelente antidepressivo. A substância ajuda a amenizar as oscilações profundas de humor, comuns em quem sofre de transtorno bipolar, por exemplo.

Nesse tipo de distúrbio, a pessoa alterna estados de alegria e tristeza, podendo adotar comportamentos mais graves, como manias excessivas e até depressão. Quem tem síndrome do pânico pode usar a sinergia de bergamota e gerânio para ter mais coragem de enfrentar os medos.
Além de funcionar como antidepressivo, a bergamota é um óleo antisséptico e anti-inflamatório. Cítrica, a substância não deve ser exposta ao sol, pois é fotossensível. Vale lembrar que nenhum óleo essencial deve ser aplicado diretamente sobre a pele.


Algumas sinergias para utilizar
- Impaciência e irritação: Bergamota + Pimenta + Lavanda
- Transtornos de ansiedade: Bergamota + Lavanda + Manjerona
- Para relaxar (bom para ser usado em massagens corporais): Bergamota + Lavanda

Para fazer a sinergia, basta utilizar duas gotas de cada essência em um aromatizador elétrico ou fazer um óleo corporal da seguinte forma: para cada 30 ml de óleo vegetal de semente de uva utilize 8 gotas de óleo essencial (podendo ser quatro gotas de óleo essencial de bergamota e duas gotas dos demais óleos das sinergias acima).

É importante ressaltar que nenhum tratamento médico deve ser abandonado. Em alguns casos, só a terapia natural, quando levada a sério, pode ajudar a diminuir quadros de ansiedade e depressão mais leve. No entanto, cada caso deve ser avaliado por um médico, junto ao paciente. E lembre-se: os óleos essenciais podem ser prejudiciais quando usado indevidamente. Por esse motivo, não deixe de consultar um aromaterapeuta para sua orientação.

Fonte: Solange Lima - Personare

Confira outras notícias

Fruta cítrica é fonte de energia e saúde
A história da Laranja no Brasil
Benefícios da tangerina: 5 razões para comer essa fruta
Pudim de Laranja
Telefone 55 3232-6100

BR 290 - Km 392   CEP 97300-000   Santa Margarida do Sul - RS

© Gorange. Todos os direitos reservados.

Site produzido pela Netface
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.